segunda-feira, junho 04, 2012

O Bambu e a construção sustentável…

Quando falamos em bambu, geralmente pensamos nos pandas, ou em artesanatos produzidos a partir desta planta, porém ela vem sendo usada em escala comercial por algumas propriedades e características específicas que  possui.
O Bambu é uma gramínea, o que significa que não precisa ser replantada por muitos anos, seu enraizamento, permite que a mesma planta se regenere sem ser destruída. Formado, o bambuzal cresce rapidamente e oferece material em grandes quantidades, pode  ser colhido seletivamente todos os anos. Isto faz com que o bambú seja um dos recursos naturais mais renováveis e abundantes do planeta.
6186bambu4

Alguns afirmam que utilizando bambu como insumo industrial, consequêntemente contribui-se  para a extinção dos pandas, mas na verdade, este animal extremamente especialista em sua alimentação, come apenas uma espécie de bambu,  as espécies mais conhecidas empregadas para fabricação de pisos e outros produtos são a Phyllostachys pubescens e a Gradua angustifolia,  o panda como exclusivamente de uma espécie,  do gênero Fargesia.
Beneficiado industrialmente, são transformados em pisos de bambu de padrão vertical e horizontal, onde as tiras do bambu cortadas em tamanhos iguais são coladas lado a lado para formar a placa que se transformará em piso, ou como o modelo Strand Woven, da empresa BamStar, que é uma peça única, sólida e com resistência superior à grande maioria dos pisos de madeira. Achei extremamente elegante e bonito.
projetos-foto002
Em Santa Catarina a Bambusc entrou em uma nova fase a partir de 2009, em função da aprovação de seu projeto de pesquisa patrocinado pelo CNPq e de outros projetos que já se encontram em elaboração, apresentado pelo engenheiro Guilherme Zucatelli o projeto de pesquisa em andamento no Departamento de Engenharia Civil e GIEM entitulado Desenvolvimento de Protótipos de Bambu – Painéis Compositos de Madeira e Bambu eADESIVO_CURVA_(2) Bambu Laminado Colado para Construção Civil e Produção de Móveis. O projeto faz parte da criação da Rede Brasileria do Bambu, com fundos do CNPq. O projeto é coordenado pelo Professor Carlos Szuks da Engenharia Civil da UFSC e tem a participação da BambuSC ( Associação Catarinense do Bambu) e da Oré Brasil, fábrica de móveis e revestimentos de bambu, localizada em Campo Alegre, SC.
Por não precisar ser replantando, é uma boa forma de reduzir as plantações de pinus e eucalipto entre outras árvores, reduzindo os impactos negativos causados por espécies exóticas e desflorestamentos.

Fonte: Consciencia com ciencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário