sexta-feira, junho 29, 2012

CIDADES JARDINS


Das cidades jardins a segregação urbana

As cidades jardins são um modelo de cidade idealizado por Ebenezer Howard, no final do século XIX, onde ele propôs uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde num meio-termo entre campo e cidade. A ideia era aproveitar as vantagens do campo eliminando as desvantagens da grande cidade.
“Cidade e campo devem estar casados, 
e dessa feliz união nascerá uma 
nova esperança, uma nova vida, 
uma nova civilização” 
(Ebenezer Howard)


Ebenezer Howard foi um notável urbanista e criou o diagrama dos três imãs, escreveu apenas um único livro em vida intitulado Garden Cities of Tomorrow, onde ele procurou expor sua teoria urbanistica e ambientalista em uma época onde o mundo ainda estava na era do vapor e da queima de carvão. Howard notou já naquele tempo, que o processo de industrialização criava graves problemas ambientais e que agregado a isso o crescimento desfreado das cidades provocavapobreza, falta de moradia, de coleta de lixo, de rede de água e esgoto, ruas estreitas que impediam a circulação de ar e do sol, moradias amontoadas, poluição e falta de espaços para lazer, assim como umadegradação do ambiente urbano e dos recursos naturais. E que por conseqüência provocava a queda na qualidade de vida dos cidadãos.

Howard ao contrário de vários outros teóricos decidiu empreender e colocar sua ideia em prática e em parceria com outros sócios e invetidores chegou a construir duas Cidades Jardim: Letchworth em 1903 e Welwyn em 1920.
Plano piloto de Letchworth
Plano piloto de Welwyn












ideia de Howard era criar uma cidade autônoma, igualitáriacooperativista e onde os cidadãos teriam o máximocontanto com a natureza, e entre eles mesmos. Porém poucos na época entenderam realmente o conceito de cidade jardim criado por Howard, mas de qualquer maneira sua ideia se espalhou rapidamente e influenciou Walter Burley Griffin idealizador do projeto da capital australiana Canberra e Attilio Corrêa Lima no projeto de Goiânia. O conceito foi ainda empregado na criação de vários bairros na cidade de São Paulo pela Companhia City, inclusive o bairro que atualmente se chama Cidade Jardim.
Diagrama de Howard dos três ímãs
(Campo-Cidade- Meio termo Campo-cidade)
Com o tempo o conceito cidade jardim simplesmente foi reduzido a um bairro suburbano com áreas verdes e afastado do centro da cidade, o mercado imobiliário foi um dos grandes responsáveis por essa distorção, e com o passar do tempo e até os dias atuais o conceito de cidade jardim é utilizado por construtoras e urbanizadoras para lançamentos de condominios fechados de alto padrão afastados do centro com arborização e áreas verdes que justificariam o nome Jardim.
Welwyn

Letchworth

As grandes cidades brasileiras hoje vivem uma realidade muito semelhante das grandes cidades européias que inspiraram Howard na época, cidades com problemas de poluíção, transporte,  falta de áreas verdes e de lazer e cercadas de um colossal problema social como favelas e moradias irregulares, e tal como foi naquela época o conceito de cidade jardim hoje baseia um pensamento comum das elites e emergente classe média brasileira de se proteger da grande cidade e sesegregar voluntariamente e espacialmente da realidade que o cerca indo morar nos condomínios fechados, como se fosse uma "realidade paralela", uma vez que desde o estilo das casas como a do cotidiado nos moradores em muito lembram a relidade das classes médias de países desenvolvidos.
Disparidade entre a favela de
Paraisópolis e o bairro do Morumbi
(São Paulo - SP
Disparidade entre o condomínio
Lagoa Azul e os seus vizinhos
(Ananindeua-Pará)














Referências:

FONTE: BLOG VERDADES URBANAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário