segunda-feira, junho 18, 2012

Flora e fauna estão mais ameaçadas na Mata Atlântica, aponta IBGE


 

Bioma tem 269 animais ameaçados e 275 plantas que podem desaparecer.Estudo foi divulgado nesta segunda-feira em decorrência da Rio+20.


Espécies de animais e de plantas localizadas na Mata Atlântica são as mais ameaçadas de extinção, de acordo com levantamento apresentado nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em decorrência da Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro.

Áreas protegidas
Segundo o IBGE, existem atualmente no país 310 Unidades de Conservação Federais (UCs) que protegem 750 mil km² de florestas – uma área equivalente a mais de três vezes o tamanho do estado de São Paulo e que corresponde a 8% do território nacional.

Espécies invasoras
Sobre as espécies invasoras que chegam ao Brasil e impactam a biodiversidade local, 40% vêm da Ásia e da África. De acordo com o estudo, são árvores frutíferas e plantas forrageiras que chegam intencionalmente e afetam os ambientes naturais.

A Conferência das Nações sobre Desenvolvimento Sustentável se prepara para entrar nesta semana em sua fase decisiva, com a reunião de chefes de Estado para decidir o documento que definirá como os países poderão se desenvolver, sem prejudicar o meio ambiente e erradicando a pobreza.
Da flora em extinção, 275 espécies estão localizadas nessas florestas, segundo a última lista oficial divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2008.Até 2005, o Brasil tinha 627 espécies de animais sob risco de desaparecimento, sendo que 269 estão localizadas no bioma, que abrange grande parte da costa brasileira.
De acordo com o documento do IBGE, desmatamentos, queimadas, conversão de campos para pastagens e outras atividades realizadas pelo homem são as principais responsáveis pela redução da fauna e flora do Brasil.
Deste total, 173 são unidades de uso sustentável (aquelas que exploração são permitidas desde que haja um plano de uso coletivo definido pelas comunidades) e 137 são unidades de proteção integral – a maior parte delas localizadas na Região Norte (77%).
O país também “exporta” este tipo de biodiversidade. Um dos casos, segundo o instituto, é o aguapé, planta que transformou-se em praga ao ser introduzida na África e na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos
Do G1, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário