sexta-feira, junho 15, 2012

Informação à Imprensa sobre os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável - Nota 006/2012


CNO Rio+20 


Painelistas confirmados nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável Os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável terão lugar no Riocentro, entre 16 e 19 de junho. Compreendem dez painéis de reflexão e debate entre representantes da sociedade civil, incluindo setor privado, ONGs, academia, entre outros. As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula da Conferência, a realizar-se de 20 a 23 de junho.



Os Diálogos são um espaço aberto pelo Governo brasileiro com o apoio das Nações Unidas para uma discussão franca e inovadora sobre dez temas prioritários da agenda internacional relacionada ao desenvolvimento sustentável.

Haverá três sessões por dia (manhã, tarde e noite) nos dias 16, 17 e 18, e uma última sessão na manhã do dia 19. Os temas, selecionados com base em sua relevância para a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, são os seguintes:
(1) Desemprego, trabalho decente e migrações;
(2) Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras;
(3) Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;
(4) A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo;
(5) Florestas;
(6) Segurança alimentar e nutricional;
(7) Energia sustentável para todos;
(8) Água;
(9) Cidades sustentáveis e inovação; e
(10) Oceanos.
Cada sessão dos Diálogos contará com dez debatedores. No período de fevereiro a abril, foi realizado processo de consultas a todos os membros da Comissão Nacional para a Rio+20, a todos os Ministérios do Governo brasileiro, todos os Grupos Principais das Nações Unidas (Major Groups), agências do sistema ONU e outras instituições internacionais com o pedido de sugestão de nomes. Ao todo, foram recebidas mais de 800 sugestões. Com base nessa lista, a Secretaria-Executiva da Comissão Nacional da Rio+20 definiu a composição das dez sessões dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Foram utilizados critérios de equilíbrio de gênero e de representação geográfica, bem como de representatividade dos distintos setores da sociedade civil. Não haverá participação entre os debatedores de representantes de governos nacionais nem de agências das Nações Unidas.
Para permitir amplo envolvimento do público, os Diálogos contam com uma plataforma digital, espaço de discussão aberto e interativo. A plataforma pode ser acessada no endereço www.riodialogues.org. Na plataforma, é possível debater, sugerir recomendações e votar naquelas que servirão de base para os debates presenciais no Rio. As recomendações que receberem mais apoio na plataforma serão transferidas para um site aberto, disponível em 5 de junho, para que todos possam se manifestar.
No Riocentro, a participação nos Diálogos será realizada mediante pré-inscrição, conforme as seguintes categorias de credenciamento:
(i) participantes já credenciados para a Rio+20; e
(ii) participantes a serem credenciadas exclusivamente para os Diálogos.
No segundo caso, a credencial dará acesso ao Riocentro no período de realização dos Diálogos, ou seja, de 16 a 19 de junho. Ademais, todos deverão preencher o formulário de inscrição para indicar sessões de interesse e receber passes secundários. A entrada na plenária do Riocentro será acessível somente a participantes credenciados e munidos de passe secundário. O formulário de inscrição para os Diálogos está disponível no endereço http://formularios.itamaraty.gov.br/rio20/f2. O ingresso na plenária poderá ser limitado em função de eventual lotação da sala de reuniões.
Todas as sessões dos Diálogos serão transmitidas ao vivo pelo “website” das Nações Unidas.
CNO Rio+20

Nenhum comentário:

Postar um comentário