terça-feira, junho 19, 2012

Texto é 'patético' e torna conferência 'Rio menos 20', diz Greenpeace



Crítica é do diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kimi Naiddo.
Ativista diz que está prevista uma 'grande marcha' nas ruas do Rio.



Diretor do Greenpeance participa de debate no Rio+Social  (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Diretor do Greenpeance participa de debate no
Rio+Social (Foto: Darlan Alvarenga/G1)





O rascunho do documento final em negociação na Rio+20 é ‘patético’ e pode levar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ser chamada de ‘Rio menos 20’. A crítica foi feita pelo diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kimi Naiddo, durante o debate no Rio+Social, que acontece nesta terça-feira (19), em um hotel no Rio.


“A negociação que foi até as 3h da madrugada é um texto patético, uma traição, e é por isso que estamos chamando essa conferência não de Rio+20, mas, talvez, de Rio menos 20”, afirmou Naiddo.

Para o ativista, é preciso pensar "fora da caixa" para resolver os problemas do mundo, bem como rever o modelo econômico baseado apenas em "mais mercados, mais produtos e mais dinheiro". "Temos que fazer mais com menos", afirmou Naiddo.

O Rio+Social acontece no Windsor Barra Hotel e discute o uso da tecnologia, mídias digitais e ações sociais para ajudar a desenvolver soluções sustentáveis para enfrentar os maiores problemas do planeta.

Entre os palestrantes do evento estão personalidades como o britânico Richard Branson, fundador do Virgin Group; Ted Turner, magnata da mídia e fundador da CNN; e o Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank

Ele defendeu o ativismo ambiental como caminho para uma maior mobilização da sociedade e de pressão contra os governos para a implementação de ações concretas em prol da sustentabilidade.
Segundo Naiddo, está prevista para esta quarta-feira (20) uma "grande marcha" de ONGs nas ruas do Rio em defesa de maiores compromissos dos países na defesa do meio ambiente.
.
Darlan Alvarenga
Do G1, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário