sexta-feira, junho 29, 2012

REGIÃO AMAZONICA


Floresta Amazônica

Foto:


Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte dos estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Área: 368.989.221 hectares
Tipos: Floresta ombrófila densa; Floresta ombrófila aberta; Floresta estacional decidual e semidecidual; Campinarana; Formações pioneiras; Refúgios montanos; Savanas amazônicas; Matas de terra firme; Matas de várzea; Matas de igapós.
Unidades: A Amazônia está protegida por Unidades de Conservação (UC's): - Unidades de Conservação de Proteção Integral: 7,76% (Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas); - Unidades de Conservação de Uso Sustentável: 14,37% (Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental). Totalizam 302 UC's com 127.353.798 hectares, sendo que 131 são federais e 171 estaduais.


Mapa


A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do Planeta possuindo um delicado equilíbrio ecológico. O solo deste bioma é frágil com baixos índices de nutrientes, é ligeiramente ácido e bastante arenoso, a floresta vive do seu próprio material orgânico, a fertilidade natural dos solos é baixa, os nutrientes minerais encontram-se na biomassa vegetal ficando uma pequena quantidade no solo, e a maior quantidade na camada superficial.

Neste bioma o clima é quente quase o ano inteiro, com uma temperatura média de 25ºC. Esta região é a mais úmida do país apresentando pluviosidade média de 2.000 mm ao ano. São duas as épocas do ano: a seca e a chuvosa.
A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo, tem como o principal rio, o Amazonas, com 1.100 afluentes. Os rios amazônicos, com suas praias, restingas, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea e matupás (ilhas de vegetação aquática), assim como o estuário, são colonizados por uma enorme diversidade de plantas e animais. A Amazônia é conhecida como o principal centro de biodiversidade do mundo. Compilações recentes indicam aproximadamente que abriga pelo menos 334 espécies de mamíferos, 1.300 de aves, 550 de répteis, 163 de anfíbios, 1.800 de peixes e 3.712 registros de invertebrados
Os levantamentos de fauna e flora na Amazônia são muito dificultados pelo próprio tamanho da floresta, acredita-se que muitas espécies podem desaparecer antes de serem descobertas. A Floresta Amazônica é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).


Fauna

Flora

Nenhum comentário:

Postar um comentário