domingo, junho 17, 2012

Um terço do crescimento urbano mundial está nas favelas, diz ONU



'Fenômeno é global, não só brasileiro', afirma Claudio Acioly.
Tema foi debatido na Cúpula dos Prefeitos, na tarde deste domingo (17).


Mesa discutiu problemas no crescimento desordenado das cidades e favelas (Foto: Henrique Porto/G1)Mesa discutiu problemas no crescimento
desordenado das cidades e favelas (Foto: Henrique
Porto/G1)
Um terço do crescimento urbano no mundo está concentrado nas favelas, revelou o chefe da Unidade de Capacitação da ONU, Claudio Acioly durante o debate "Urbanização de Favelas e Provisão Habitacional: Um Diálogo Intercontinental". O encontro fez parte da Cúpula dos Prefeitos, que teve início neste domingo (17), no projeto Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro
"O mundo caminha para que populações rurais se tornem urbanas, o que acaba ocasionando o problema. É um fenômeno global, não só brasileiro", diz Acioly, que acrescenta: "O número de habitantes nas favelas vai chegar a 1,4 bilhão em 2020".
Para Babatunde Raji Fashola, governador de Lagos (Nigéria), uma alternativa para reduzir estes números é o investimento em agricultura. "As áreas rurais e as cidades oferecem a resposta. As pessoas buscam emprego nas cidades. Então, se revertermos essa tendência e investirmos mais nesses locais rurais, poderemos reduzir ou acabar com esse movimento".
Mediado por Jorge Bittar, secretário municipal de Habitação do Rio, a mesa de debate também teve a participação de Aisa Tobing, assistente para assuntos internacionais do governo de Jacarta (Indonésia).
Do G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário