terça-feira, junho 19, 2012

C40 anuncia acordo para reduzir emissão de gases até 2030


Segundo prefeito de NY, meta é reduzir emissão em 1 bilhão de toneladas.

Anúncio foi feito na manhã desta terça no Forte de Copacabana.


O prefeito de Nova York e presidente do C40 (Climate Leadership Group), Michael Bloomberg, anunciou na manhã desta terça-feira (19), durante evento paralelo à conferência Rio+20, no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, metas globais e individuais para reduzir das emissões de carbono em 1 bilhão de toneladas até 2030.
De acordo com estimativas da entidade, o número é equivalente ao total de gases poluentes produzidos por Brasil e México pelos próximos 18 anos. As cidades também se comprometeram a diminuir em 400 milhões de toneladas até 2020.

O prefeito de Nova York lembrou da importância de as cidades assumirem responsabilidades e não dependerem de decisões dos líderes governamentais. "Somos reponsáveis pela maior parte da população da Terra. Muito está sendo dito, mas pouco está sendo feito. Mas nós temos ferramentas pragmáticas para atuar no sentido de acelerar o ritmo de implementação dessas medidas", destacou Bloomberg."A mensagem que os prefeitos querem passar aqui é que uma série de decisões e acões podem e já estão sendo tomadas", disse o prefeito Eduardo Paes durante o anúncio.

Segundo estimativas divuulgadas pela C40, as cidades filiadas à entidade emitiram 1,7 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa em 2010. As projeções apontam que este índice pode crescer para 2,3 bilhões em 2020 e 2,9 bilhões em 2030.
Bill Clinton
Quem também participou da abertura da conferência foi o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que falou ao vivo, via satélite, por meio de um telão. "O que há de mais importante a se dizer nesta manhã é que o desenvolvimento sustentável é o único que faz sentido", ressaltou.

Além de Bloomberg, Paes e Clinton, também participaram da abertura da C40 os prefeitos Gilberto Kassab, de São Paulo; Mauricio Macri, de Buenos Aires; Eckart Wuerzner, de Heildelberg (Alemanha), Mpho Franklyn Tau, de Johanesburgo (África do Sul); Babatunde Fashola, de Lagos (Nigéria); e Won Soon Park, de Seul (Coreia do Sul).
Henrique PortoDo G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário