terça-feira, junho 26, 2012

Cooperação para o Desenvolvimento

 Os objetivos principais da Cooperação para o Desenvolvimento Brasil- Alemanha são a proteção climática (veja arquivo ao lado) e apreservação da biodiversidade (veja arquivo) . Nessas áreas, a Alemanha é o parceiro bilateral mais importante do quinto maior emissor de CO² do mundo e do país mais rico em biodiversidade da terra.
Assim sendo, a Cooperação para o Desenvolvimento Brasil-Alemanha concentra-se na "Proteção e Manejo sustentável das Florestas Tropicais da Amazônia" e nas "Energias Renováveis e Eficiência Energética". (veja arquivos)
Amazonia
Add caption
Ampliar imagem(© Juan Pratginestós)
A atual cooperação para a proteção e manejo sustentável das florestas na Amazônia abrange os três setores “Áreas de proteção e manejo de recursos sustentável“, “Demarcação e proteção sustentável das áreas indígenas“ e “Ordenamento territorial, desenvolvimento regional e gestão do meio ambiente“. Além disso, a Alemanha contribuiu até o presente com 22 milhões de euros para o Fundo Amazônia, criado pelo Governo brasileiro.
Cooperação Triangular
Add caption
 A atual cooperação para o fomento das energias renováveis (veja arquivo) e da eficiência energética (veja arquivo) engloba a criação e a melhoria das profícuas condições gerais, bem como a ampliação das possibilidades de financiamento para energias renováveis e projetos relacionados à eficiência energética. Ampliar imagem(© Cooperação Alemã/Anna Böhm)Outro setor da Cooperação para o Desenvolvimento é a assim chamada “Cooperação Trilateral" (veja arquivo). A Alemanha e o Brasil executam projetos em conjunto com ou em outros países (por ex. combate à AIDS na América Latina). Enquanto o Brasil contribui com o aprendizado de suas próprias experiências de desenvolvimento, a Alemanha colabora com o know-how de mais de 50 anos de Cooperação para o Desenvolvimento e apoia o Brasil em seu processo de transformação de receptor para doador.
No âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento com o Brasil, a Alemanha considera importante estimular e intensificar, de sua parte, os processos de reformas nacionais, orientadas para o desenvolvimento e mudanças estruturais que devem contribuir para a proteção de bens públicos globais, produzindo efeito dentro e também fora do país. Tão importante quanto a assessoria e a transferência de conhecimento no âmbito da Cooperação Técnica continua sendo o financiamento de projetos de reformas inovadoras no âmbito da cooperação financeira. A cooperação desenvolve-se nacional, estadual e regionalmente. Um exemplo dessa atuação é o Programa Piloto do G7 para a Proteção das Florestas Tropicais (PPG7; 1993-2009; com uma contribuição alemã superior a 300 milhões de euros) que produziu uma série de conceitos que hoje ocupam lugares na política nacional, estadual e regional do meio ambiente, da Amazônia, dos índios, florestal e na política de ordenamento territorial, em nível nacional, estatal e regional. Proteção ao Meio AmbienteAmpliar imagem(© Cooperação Alemã/Anna Böhm)
Desde do início da Cooperação para o Desenvolvimento em 1963, a Alemanha disponibilizou cerca de 1.5 bilhões de euros ao Brasil. No âmbito das negociações governamentais de 2009, a Alemanha alocou mais de 264 milhões de euros (248 milhões para cooperação financeira e 16 milhões para cooperação técnica) para atuais projetos nos setores supramencionados.
O Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) é responsável e planeja a política alemã para o desenvolvimento. A Embaixada da Alemanha em Brasília é responsável pela coordenação e cooperação com o governo parceiro, bem como com outros parceiros bi- e multilaterais do Brasil. Além disso, a Embaixada acompanha e coordena a implementação da cooperação alemã bilateral de desenvolvimento atravésdas agências executoras no Brasil.
No âmbito da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção à Natureza e Segurança Nuclear (BMU) também atua no Brasil desde 2008 através de projetos (www.bmu-klimaschutzinitiative.de/de). O BMU disponibilizou recursos financeiros no valor de 15.9 milhões de euros em 2008; em 2009, de 19.5 milhões de euros. Esses recursos são aplicados principalmente em projetos das agências executoras GIZ e KfW, mas também de organizações não-governamentais. Elas prestam uma colaboração significativa para os objetivos políticos de desenvolvimento e de meio ambiente da Cooperação Brasil-Alemanha Proteção ao Meio AmbienteAmpliar imagem(© Cooperação Alemã/Anna Böhm )
 Além disso, os Consulados Gerais da Alemanha no Brasil mantem um fundo para o fomento de projetos de pequeno porte para poder apoiar, em curto prazo e de forma flexível, projetos de organizações não-governamentais, grupos de auto-ajuda, instituições locais e igrejas, que beneficiam diretamente o grupo-alvo. 





Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil 































Nenhum comentário:

Postar um comentário