terça-feira, junho 19, 2012

Moçambicano barrado em SP para a Rio+20 chega com festa ao Galeão



Grupo de 100 pessoas aguardava Jeremias Vunjanhe no aeroporto do Rio.
Ativista veio para a Rio+20, mas foi barrado na semana passada em SP.

Após ter sido barrado no aeroporto em São Paulo ao tentar ingressar no Brasil para participar da Rio+20, o ativista moçambicano Jeremias Vunjanhe foi recebido com festa ao desembarcar novamente no país, na noite desta segunda-feira (18), dessa vez no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), na Ilha do Governador.
Moçambicano barrado na Rio+20 (Foto: Marcelo Ahmed/G1)O ativista moçambicano Jeremias Vunjanhe é aplaudido ao chegar no aeroporto (Foto: Marcelo Ahmed/G1)Passaporte com carimbo escrito 'impedido'
(Foto: Marcelo Ahmed/G1)

Desde as 20h30, um grupo animado de cerca de 100 pessoas fazia verdadeiro carnaval no sagão do aeroporto, batucando e cantando palavras de ordem em apoio ao moçambicano. Jeremias chegou no setor de desembarque do Terminal 2 por volta das 22h. Muito aplaudido, chegou a ser carregado pelo grupo que festejava sua volta ao Brasil.
"A recepção foi fantástica, fruto do apoio tanto da sociedade civil brasileira como do mundo reunida no Rio de Janeiro [para a Rio+20]. A manifestação corresponde à solidariedade que eu recebi nesses seis dias", afirmou Jeremias no desembarque.
Moçambicano barrado na Rio+20 (Foto: Marcelo Ahmed/G1)














O moçambicano integra a ONG Justiça Ambiental, que tem criticado a atuação da mineradora brasileira Vale em Moçambique. Ele pretende divulgar suas queixas naCúpula dos Povos, evento paralelo à conferência da ONU.
Jeremias foi mandando de volta ao chegar ao Brasil, através do aeroporto de São Paulo, mesmo com toda a documentação necessária para ingressar no país. No passaporte, foi carimbada a palavra "impedido", informando que ele consta do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos.
Jeremias classificou a situação como revoltante. "Até porque até agora não há explicação sobre o que aconteceu", afirmou. Segundo ele, a Polícia Federal agiu com "prepotência", mas ele adiantou que a diplomacia brasileira resolveu seu problema ao desbloquear sua entrada no Brasil.
Em Moçambique, Jeremias tem se dedicado a documentar o reassentamento de 1.365 famílias nas cidades vizinhas de Moateze e Catembe por conta da exploração mineral da Vale na região. "Eles perderam suas terras, seus bens e nos últimos anos têm resistido e denunciado as situações a que foram submetidos. Famílias são ameaçadas e perseguidas, assim como eu fui ameaçado e perseguido", afirmou o moçambicano.
Moçambicano barrado na Rio+20 (Foto: Marcelo Ahmed/G1)Grupo animado esperou o moçambicano no setor de desembarque do Galeão (Foto: Marcelo Ahmed/G1)

Marcelo Ahmed
Do G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário