sexta-feira, junho 29, 2012

Capitais projetadas do Brasil


Capitais projetadas do Brasil

Existe uma diferença muito importante de cidades projetadas e cidades planejadas, enquanto que a primeira também chamada de “cidade artificial” é caracteristicamente pensada do zero para algum fim específico, como para ser uma cidade administrativa no caso das capitais, enquanto que a segunda refere-se a “cidades espontâneas” que nasceram esporadicamente e sem planejamento ou destinação inicial, e com o passar do tempo cresceram, adquirindo característica específica e em alguns casos, a partir de algum dado momento de sua história passaram a planejar seu crescimento. De maneira geral a grande diferença entre as cidades artificiais e espontâneas é que enquanto as espontâneas cresceram desordenadamente, as      artificiais surgiram como uma forma de tentar corrigir os problemas encontrados nas cidades espontâneas.

A indícios de que as primeiras cidades projetadas surgiram no Vale do Rio Indu, berço da civilização indiana, onde surgiu também uma das primeiras civilizações urbanas há aproximadamente 4.600 anos atrás. Séculos depois os romanos desenvolveram um padrão de planejamento urbano que consistia de uma praça central rodeada de todos os principais prédios públicos e comerciais, cortada por um rio, para que a cidade tivesse água para beber e despejar esgoto, assim como uma muralha para defendê-la.

Salvador, 1549
Plano piloto original de Salvador - 1549

Salvador - BA









No Brasil pode ser considerada como a primeira capital projetada do país a cidade de Salvador, projetada e pensada e executada pelo mestre de ObrasLuis Dias, desde o inicio foi projetada para ser a primeira capital do Brasil e do recém criado governo geral do Brasil em 1549, já pensada com uma função administrativa e militar para ser o braço colonial do Império Português no novo mundo e posto que manteria pelos 200 anos seguintes.

Teresina, 1852
Teresina

Séculos depois já no período imperial Teresina seria a segunda capital brasileira projetada para ser capital, em1852. Teresina foi projetada por José Antônio Saraiva e João Isidoro França, e recebeu esse nome por conta daimperatriz Teresa Cristina que inverteu junto ao imperador D. Pedro II para que houvesse a mudança da capital da província de Oeiras para Teresina.

Aracajú, 1855
Aracajú

Logo após Teresina, em 1855, Sergipe mudou sua capital de São Cristóvão para Aracajú que foi projetada e construída para ser a nova capital da província, e Aracajú foi projetada em forma de um tabuleiro de xadrez pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro, que mesmo encontrando enormes dificuldades graças ao solo pantanoso conseguiu erguer a cidade que prosperou rapidamente e contribuindo graças a sua localização para escoar a produção agrícola de Sergipe.

Belo Horizonte, 1897
Plano piloto de Belo Horizonte - 1894

Em 1897 Ouro Preto deixava de ser capital de Minas Gerais e Belo Horizonte foi inaugurada para ser a nova capital do Estado, a primeira da recém fundada república, projetada por Aarão Reis recebeu fortes influencias deGeorges Eugéne Haussmann, o controverso prefeito de Paris nomeado por Napoleão III para “re-urbanizar a cidade luz”, que também ficou conhecido como “O artista demolidor”, o que deu a Belo Horizonte características modernas para a época como: Condições de higiene e circulação humana, grandes boulevards circulantes epreocupação de dividir a cidade em zona urbana central, zona suburbana e zona rural.


Goiânia, 1935
Plano piloto de Goiânia 1932

Goiânia
Durante quase dois séculos os governos goianos ambicionavam a mudança da capital de Goiás da antiga Cidade de Goiás, até que em 1935 era inauguradaGoiânia, graças aos trabalhos do interventor de Goiás Pedro Ludovico e projetada pelo urbanista Atíllio Corrêa Lima. O plano piloto de Goiânia foi fortemente influenciado pelo modelo de cidade jardim proposto por Ebenezer Howard, onde foram planejados grandes parques e áreas verdes, o que lhe conferiu o maior percentual de áreas verdes por habitantes do Brasil, a cidade também detém uma das melhores IDH do país e um grande patrimônio arquitetônico do estilo Art Déco.

Brasília, 1960
Plano piloto de Brasilia elaborado por Lúcio Costa

Desde o período colonial já se tinha planos para interiorizar a capital do Brasil, o 1º ministro português Marques de Pombal foi o primeiro a sugerir a construção da “Nova Lisboa” no planalto central em 1761, após a independência o 1º ministro do império José Bonifácio foi o primeiro a nomear a futura capital de Brasília em 1823, a idéia nunca foi institucionalizada até a primeira constituição republicana em 1891, que determinada a demarcação de uma área no planalto central, para a construção da futura capital, e foi lançada uma expedição chamada missão Cruls em 1893 que estudou a topografia, a fauna e a flora do atual Distrito Federal e nomearam a futura capital de Vera Cruz.
Proposta de Plano Piloto para a
futura capital Vera Cruz

Proposta para futura capital
Depois de séculos de idealizações e décadas de estudos e especulações o então candidato a presidência, Juscelino Kubistchek após ser indagado por um eleitor, no interior de Goiás, se iria respeitar a constituição e interiorizar a capital federal, decide tornar Brasília a meta síntese do seu audacioso e até hoje controverso Plano de Metas. Após um concurso para escolha do projeto, o plano piloto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa é aprovado, com fortes influências de Le Corbusier e inspirado na carta de Atenas, tendo Oscar Niemeyer sido encarregado do projeto dos prédios públicos deram inicio a maior epopéia brasileira de todos os tempos. Lucio Costa criou um plano piloto que faz referência a Cruz e que popularmente lembra um avião.





















Tenho a impressão de que estou desembarcando em um planeta diferente, não na Terra 

(Cosmonauta Yuri Gagarin ao visitar Brasília em 1961)
Juscelino e Lúcio Costa


Palmas, 1990
Plano piloto de Palmas

mais nova capital do Brasil e a última projetada no século XX, é o resultado da criação do Estado do Tocantins, fruto de mais de dois séculos de lutas do norte de Goiás em querer se separar do sul. Palmas foi projetada inteiramente do Zero no centro do Tocantins pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, a cidade também teve forte inspiração em Le Corbusier e foi construída de modo muito semelhante a Brasília. Hoje com pouco mais de 20 anos de inauguração, a capital tocantinense detém osegundo melhor IDH do Nortesegunda capital mais segura do Brasil, 70% das quadras estão habitadas pavimentadas, 98% da população já conta com acesso a saneamento básico e água tratada e conta com um índice de crescimento econômico de 8,5% ano, superando a média do estado e o dobro da média nacional. Palmas é uma capital monumental, com “construções faraônicas”, marcada por uma arquitetura pós-moderna de uma cidade que almeja ser metrópole um dia.
Traçado urbano de Palmas - Praça dos girassóis 


Monumento a Júlio Prestes - Palmas
As capitais projetadas surgiram como uma forma de tentar corrigir os problemas das antigas capitais espontâneas, mas também para servir a propósitos políticos variados e cumprir projetos econômicos do grande capital, e das elites regionais. Estas cidades também chamadas de “artificiais” principalmente as duas últimas citadas (Brasília e Palmas), levantam também muitas criticas por que foram projetadas pensando no carro particular e geraram uma“falta de identidade cultural”. No caso de Brasília muitos alegam que ela saiu do seu plano piloto, mas temos que entender as cidades como organismos vivos, compostas de seres humanos e economias dinâmicas que crescem e se desenvolvem continuamente e de maneira muitas vezes imprevisível. De modo geral as capitais planejadas serviram e continuam servindo a seu propósito original, servindo não somente como sedes administrativas, mas também como centros econômicos, industriais, comerciais, turísticos e culturais de suas regiões.

Fonte: Verdades Urbanas

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