sexta-feira, junho 29, 2012

SEMA - MARANHÃO


Sema lança aplicativo pioneiro no combate a crimes ambientais


Lançado na Rio+20, aplicativo permite fotografar crimes ambientais. Imagens são enviadas para o departamento de fiscalização da Secretaria
Uma das ferramentas em defesa do meio ambiente mais interessantes lançadas na Rio +20 partiu do Maranhao. Trata-se do OSM [Olhos sobre o Maranhão], um aplicativo pioneiro criado para smartphones que permite fotografar crimes ambientais e enviar a foto digital do delito diretamente para o departamento de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
No órgão ambiental a denúncia será triada e, permitirá que os fiscais cheguem, mais rapidamente, ao local onde foram praticados os delitos ambientais. Isso porque a foto ao ser feita gera uma espécie de mapa com a longitude a latitude do local onde foi visualizado o crime ambiental. Quando a fiscalização da denúncia não for da competência administrativa da Sema a secretaria a encaminhará para o órgão que tem esse dever.
Inicialmente esse aplicativo, pioneiro no país, no combate aos crimes ambientais, está disponível para smartphones. Foi inscrito primeiramente na plataforma IOS, o que permite que seja utilizado por pessoas que possuam iphone e iped, mas em breve será inscrito em outra plataforma. Isso permitirá que mais cidadãos tenham acesso ao aplicativo e possam ajudar a denunciar os mais diversos tipos de crimes ambientais atuando também como fiscais da natureza.
“Esse aplicativo dará mais agilidade à SEMA na hora de localizar os crimes ambientais e de mobilizar os fiscais. Para dar conta do aumento no número de denúncias que chegarão à Sema a partir da utilização desse aplicativo e, principalmente, fiscalizá-las, o órgão ambiental está se estruturando. A Sema qualificou os fiscais e está adquirindo quatorze veículos para que eles tenham melhores condições de atuar”, ponderou Marcos Mesquita, superintendente de fiscalização do órgão ambiental estadual.
O uso da tecnologia para prevenir crimes ambientais agradou os visitantes que passaram pelo estande do Maranhão, no pavilhão da Amazônia Legal, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, onde está sendo realizada até o dia 22 a Rio + 20.
O aplicativo OSM é um dos projetos levados pelo Maranhão para a Rio +20. No estante do Estado, por onde circulam por dia mais de mil pessoas de 200 países, também chamam à atenção do público os planos de combate às queimadas, o plano de combate à desertificação e o Projeto “Potencialidade do Estado do Maranhão para a implantação de parques híbridos de energia eólica e solar, desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) (fruto de doze linhas de pesquisas) coordenado pelo prof. Pós doutor. Hamilton Jesus Santos Almeida. O Maranhão marca presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) com uma das maiores comitivas nacionais.

Fonte: SEMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário