segunda-feira, junho 04, 2012

Planeta Animal

Estava eu ontem preparando minha agenda de compromissos e ouvindo o Jornal Nacional quando escuto o Bonner anunciar a matéria sobre um estudo divulgado na terça-feira à noite pela revista Science, falando sobre o risco de extinção enfrentado por diversas espécies animais, o que  não para ser novidade, tamanha a devastação dos ecossistemas, exploração dos recursos naturais, estas atividades  ainda no meu ponto de vista estão fora de controle e já venho mencionando sempre no blog que estas são a principal causa que  leva ao desaparecimento de uma espécie.

Vinte e cinco mil espécies do grupo dos vertebrados  mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes,  compõem a triste  lista de animais ameaçados de extinção, estas  foram analisadas por 174 cientistas do mundo todo. De acordo com a pesquisa 20% de todas as espécies de vertebrados estão ameaçadas: 41% de todos os anfíbios; 33% dos peixes cartilaginosos, como os tubarões; 25% de todos os mamíferos; 22% dos répteis; 15% dos peixes ósseos, como o bacalhau  e o atum (desastre no golfo do México ferrou de vez com o atum) e 13% das aves estão em risco de desaparecerem.

 Em média, 52 tipos de aves, mamíferos e anfíbios ficam mais perto da extinção a cada ano.

E, para os pesquisadores, tudo isso poderia ser 20% pior. Só não foi por causa do esforço mundial de preservação, afirmam os cientistas, entre ONG´s, projetos de conservação, estes tem um peso muito grande para o resultado não ter sido pior, porém, insuficiente para reverter os danos causados pelo manuseio da terra, pelas mudanças do clima e pelo aquecimento dos oceanos.
Segundo o Biólogo Guilherme Evaristo autor do Blog O Conservacionista  tem uma notícia boa: “uma espécie nova na Amazônia a cada três dias”, mas a maioria já esta em risco logo depois da descoberta (Siga @Guihevaristo no Twitter).
Como se tudo isso não fosse suficiente, ontem, pelo menos 113 pessoas morreram e mais de 500 são consideradas desaparecidas ontem após um forte terremoto de magnitude 7,7 que afetou a costa oeste da Indonésia na segunda-feira (25), provocando ondas gigantes em várias ilhas, anunciou o serviço de emergências do país. 
Ahammm, imagina se dormi bem eu hoje! Afffffffffffffffff

Nenhum comentário:

Postar um comentário