terça-feira, julho 03, 2012

Mata Atlântica


 
Foto: 
 
Estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Área: 1.020.000 hectares
Tipos: Zona Costeira, manguezais, restingas, campos de altitude, enclaves de campos, matas montanas, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, floresta ombrófila aberta, floresta estacional (decidual e semidecidual) e brejos interioranos.
Unidades: As Unidades de Conservação totalizam 860, principalmente estaduais e municipais, tais como Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Nacionais, Parques Estaduais, Monumentos Naturais, Refúgios de Vida Silvestre, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas, Reservas de Fauna, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
Mapa
A Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da ilha de madagascar na costa da África.

Neste bioma vivem pelo menos 120 milhões de pessoas, já está muito reduzido e extremamente fragmentado, mas mesmo com todos os problemas que o cercam ainda é a floresta com alta diversidade. Isso se deve a sua distribuição em condições climáticas e em altitudes variáveis, favorecendo a diversificação de espécies que estão adaptadas às diferentes condições topográficas de solo e umidade.

Este bioma foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela ONU e indicado como Sítios Naturais do Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Também é considerada Patrimônio Nacional na Constituição Federal de 1988. A Mata Atlântica além de abrigar uma rica e enorme biodiversidade, preserva também um inestimável patrimônio histórico e várias comunidades indígenas, caiçaras, ribeirinhas e quilombolas.

A Mata Atlântica abriga 22 bacias hidrográficas, formadas por grandes rios, como o Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema, Ribeira do Iguape, Rio Jequitinhonha, Rio Iguaçu, Rio Paraguaçu, Rio Uruguai, Rio Pardo, Paraíba do Sul, Rio Araranguá, Rio Mapituba e Rio Tramandaí.

Na Mata Atlântica existem cerca de 250 espécies de mamíferos (55 deles endêmicos), 340 de anfíbios (90 endêmicos), 1.023 de aves (188 endêmicas), 350 de peixes (133 endêmicas), 197 de répteis (60 endêmicos) (MMA/SBF, 2002) e cerca de 350 espécies de peixes (133 endêmicas). Por outro lado, das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem nesse bioma. Como exemplo do grave problema que ocorre nesse bioma, das 17 espécies de primatas da floresta atlântica 9 lhe são endêmicas e 10 estão seriamente ameaçadas.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo devido às constantes agressões ou ameaças de destruição dos habitats nas suas variadas tipologias e ecossistemas.

A Zona Costeira é considerada uma unidade territorial, definida em legislação para efeitos de gestão ambiental, que se estende por 17 estados e acomoda mais de 400 municípios distribuídos do norte equatorial ao sul temperado do País. Essa zona mantêm forte contato com os biomas da Mata Atlântica e Amazônia, contemplando também regiões de transição ecológica (fonte: Ministério do Meio Ambiente, 2009).

Fauna

Flora

Fonte: VIA EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário