sexta-feira, julho 20, 2012

Pesquisa aponta razões para morte das árvores

Fatores orgânicos, tempestades e estresse estão entre as causas mais comuns, diz estudo do Inpa




Um estudo realizado por Clarissa Gouveia Fontes, no Programa de Pós Graduação de Ciências Florestais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), concluiu que as causas mais comuns de mortalidade das árvores são as tempestades, o estresse e fatores biológicos. Os fungos, lianas e insetos também podem levar as árvores à morte. O estudo, que foi orientado pelo pesquisador Niro Higushi, analisou 5.808 árvores no período de um ano e catalogou 67 mortes.
As descobertas servirão para desvendar várias hipóteses existentes. A tempestade, por exemplo, é um causador de mortalidade porque a copa das árvores amazônicas é assimétrica e, quando chove, elas ficam pesadas, levando a árvore a tombar para o lado mais pesado. Consequentemente acaba por derrubar outras árvores em conjunto. Os ventos das tempestades, também chamados de downburst, matam milhares de árvores em poucos dias, tamanha a intensidade e velocidade. É por isso que em um período chuvoso a mortalidade arbórea é maior.
Os classificados como competição e supressão entre espécies, déficit hídrico, alagamentos, e ataques patógenos são relacionados aos fatores biológicos e de estresse. As árvores, quando morrem, continuam influenciando os organismos ao seu redor, o que mantém o nível de biomassa no bioma e a umidade na floresta. É exatamente por isso que a mortalidade arbórea tem de ser classificada como um processo natural. O problema está quando a mortalidade é maior que a resistência da floresta, como acontece nos desmatamentos, por exemplo. Nesses casos, as mudanças de temperatura e de umidade da floresta se alteram.
O trabalho foi considerado uma grande contribuição para a comunidade científica. Graças a ele será possível verificar as causas e consequências da vulnerabilidade amazônica diante dos eventos catastróficos que vêm acontecendo. A ideia é continuar o estudo e expandi-lo para outras áreas.

Terra da Gente, com info Inpa
VIAEPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário