Exigências do Ibama diminuem impactos ambientais e melhoram projeto do Porto Sul |
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Todas estas alterações têm implicações positivas diretas na qualidade
ambiental da área, uma vez que reduzem o período em que a fauna e flora
estarão sob impactação das obras, reduz a perda de indivíduos tanto
pela redução do volume dragado quanto pelo menor soterramento durante o
descarte do material. Com as mudanças, a barreira de corais da região
também deixa de ser afetada. As alterações viabilizaram também a redução
de impactos aos moradores da região, como, por exemplo, menor tempo de
exposição a ruídos e vibrações e ao tráfego de caminhões, bem como a
diminuição das desapropriações.
Além dos R$ 850 milhões economizados (o custo global inicial era R$
3,6 bilhões e, após as alterações, ficou em R$ 2,75 bilhões),
destacam-se a redução do comprimento do quebra-mar, de 2100 para 1800
metros; a redução do volume de rochas necessárias, de 14,2 para 11,7
milhões de metros cúbicos, e de dragagem de sedimentos, de 36 para 16,5
milhões de m³; a redução das alterações na linha de costa; a redução da
Área Diretamente Afetada - ADA terrestre; e a alteração da área de
descarte, de 200 para 500 metros de profundidade.
Com a finalidade de movimentação de minério de ferro, clínquer, soja,
etanol, fertilizantes e outros granéis sólidos, o empreendimento, sob
responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transporte da
Bahia (Derba), tem retroárea de 1224,9 ha e compreende o Terminal de Uso
Privativo da empresa Bahia Mineração (TUP-Bamin) e o Terminal Público
do Governo do Estado da Bahia.
O processo de licenciamento ambiental do terminal da Bahia Mineração
teve início em 2008, com sua viabilidade ambiental negada pelo Ibama em
2010 na localização anterior (localidade de Ponta da Tulha, Município de
Ilhéus). O processo do Porto Sul teve início em 2009 e, posteriormente à
decisão referente à inviabilidade do Terminal Portuário da Bahia
Mineração S/A em Ponta da Tulha, esses processos de licenciamento foram
unificados, e novos estudos foram iniciados para avaliação da
viabilidade ambiental do Porto Sul. No ano de 2011, foi protocolado no
Ibama o EIA/Rima referente ao Porto Sul, incluindo o Terminal Portuário
da Bahia Mineração S/A, com localização proposta para Aritaguá.
Após sete audiências públicas, vistorias técnicas e análises de
complementações e demais documentos encaminhados, o Ibama emitiu parecer
favorável à implantação do projeto mediante cumprimento de
condicionantes e medidas ambientais.
Fonte: IBAMA
Ascom Ibama
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